XVIII CONGRESSO DA REGIÃO SUL DO ECC

XVIII CONGRESSO DA REGIÃO SUL - MARINGA-PR

Ago 25, 2014
 

XVIII CONGRESSO DA REGIÃO SUL DO ECC -  17/07/21 – ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ – REGIONAL SUL II

No sábado dia 17 de julho, O Regional Sul II, acolheu através da Arquidiocese de Maringá, em Maringá-PR, o XVIII Congresso da Região Sul do ECC, com o tema: ECC: 50 anos de júbilo e missão a serviço da família. Com o lema: ...Fazei tudo o que Ele vos disser... “João 2, 5”.

O evento foi semipresencial, devido á pandemia de Covid-19, com a presença dos Diretores Espirituais e Casais Regionais, das regiões de São Paulo (Sul I), Paraná (Sul II), Santa Catarina (Sul IV) e Rio Grande do Sul (Sul III) e on-line para os Diretores Espirituais, Casais (Arqui)Diocesanos e convidados, com transmissão ao vivo pelo Theòs Sistemas Eclesiais. Quanto á equipe de trabalho foi bem reduzida para respeitar as limitações imposta pelos decretos MunicipaiL e Estadual.

Dom Adair José Guimarães, Bispo da Diocese de Formosa-GO e os Casais da Secretária Nacional, Eddie e Maria Luiza, Acaiaba e Eliene. Da anfitriã do Congresso, a Arquidiocese de Maringá, estiveram presentes Dom Severino, Arcebispo de Maringá e o Diretor Espiritual e Casal Arquidiocesano de Maringá.

Foram palestrantes Dom Severino, Dom Adair, Padre Neri e o Casal Marcos e Regina. 

Padre João Paulo, Sebastião e Regina, homenagearam o Padres que faziam parte do Conselho Regional Sul II, que vieram a falecer de covid-19 neste ano:  Padre Adriano Francisco Ferreira que era Diretor Espiritual Regional Sul II e Padre Silvano Sunarcz que era Diretor Espiritual Diocesano de União da Vitória.

Durante o Congresso aconteceu a Assembleia da Região Sul, onde foi apresentado a proposta de alteração no Documento Nacional autorizando as (Arqui)Dioceses terem mais de 1 equipe dirigente da 3ª etapa, que foi aprovado por unanimidade. Também foi anunciado a sede do 19º Congresso da Região Sul, em 2025, que será realizado no Município de Joinville-SC, Regional Sul IV.

Durante a Assembléia da Região Sul, tomaram posse os Diretores Espirituais e Casais Regionais para o mandato de 2021 - 2025. Do Regional Sul II tomaram posse para coordenar o ECC no Estado do Paraná, o Padre João Paulo Domingues, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Diocese de Cornélio Pocópio), de Leópolis-PR, como Diretor Espiritual Regional e o casal Osnei e Claúdia, de Cambé, da Arquidiocese de Londrina, como Casal Regional. 

A Missa de encerramento do Congresso foi presidida por Dom Severino, juntamente com Dom Adair e Padres presentes. Dom Adair deu por encerrado o tempo Jubilar em comemoração aos 50 anos do ECC no Brasil.